22.abr.2014

SOJA: FÓRMULA INFANTIL, SUCO. SAUDÁVEL???!!!

Hoje nosso post é para esclarecer e alertar pais, mães, cuidadores, avós e até escolinhas que servem produtos com soja ou a base de soja as crianças e principalmente a recém nascidos.

Atualmente muitos bebês tem apresentado intolerância a lactose ou alergia a proteína do leite de vaca e para substituí-los acabam fazendo uso de fórmulas a base de soja. Então vamos aos fatos científicos….

Quando examinamos com atenção a composição das latas dos leites em pó para crianças é simples enxergar que na verdade não se trata de leite em pó, são fórmulas alimentares. E as fórmulas baseadas em soja têm alto conteúdo de fitoestrogênios, o que pode colocar em risco a saúde reprodutiva das crianças.

Fitoestrógenos são substâncias que vêm das plantas e uma vez no corpo humano, exercem funções semelhantes a estes hormônios estrogênios, que por sua vez estão presentes abundantemente em mulheres e são responsáveis por características sexuais físicas do corpo feminino.

Alguns autores falam que a alimentação à base de soja em lactantes os expõe a ingestão de quantias similares a cinco pílulas anticoncepcionais por dia. Esta quantidade de hormônios pode ser responsável pela puberdade precoce de meninas (menarca precoce) e os meninos podem apresentar problemas de desenvolvimento sexual (aparecimento de mamas).

O leite de soja, que na verdade é extrato de soja, seja na formulação de pó em lata ou líquida em caixas, jamais é pura soja. Isso seria prejudicial a saúde. Esses produtos são modificados em sua composição final para atender predicados mínimos de saúde nutricional.

O processo industrial pode gerar um agente tóxico, e nitrosaminas, reconhecidos carcinogênicos. Além disso, ou ácido glutâmico, com ação neurotóxica. Adicionalmente os produtos a base de soja podem ter taxas elevadas de alumínio, um dos tóxicos minerais mais comuns presentes no organismo.

Os produtos a base de soja são reconhecidamente indutores de alergia. Estudos mostram que crianças alérgicas ao leite de vaca seriam também alérgicas ao leite de soja

Pesquisas científicas descobriram que as fórmulas de soja reduzem as imunoglobulinas e proporcionam mais infecções do que em crianças alimentadas com leite materno ou mesmo o leite de vaca.

Em comparação ao leite materno o “leite de soja” não possui a gordura necessária para o bebê, também não possui vitamina B12, vitamina essencial as crianças.

Então antes de irem aos supermercados e comprarem produtos que são vendidos como “saudáveis” procurem informações com profissionais atualizados. Como diz a expressão…”não comprem gato por lebre”.

Fiquem de olho a saúde dos nossos filhos é mais importante que tudo!!!

Abraço Joci

Jociane Catafesta {(51) 92177611}
CRN2 6376
Nutricionista Funcional
Personal Diet (Gestante, Pós Parto, Baby e Familiar)
Mestre em Gastroenterologia/UFRGS
Aperfeiçoamento em Nutrição Infantil
Fan Page: Consultório de Nutrição Jociane Catafesta 

Comente pelo Facebook

Leia mais!