28.nov.2016

Sono do bebê – como fazer meu bebê dormir mais e melhor?

sonodobebe

Antes de ser mãe eu falava que meu filho dormiria no quarto dele e a noite toda. Mas quando o Antônio nasceu eu aprendi que nem sempre nossas expectativas se tornam realidade. Com ele eu passei muitas noites em claro, coloquei o berço no meu quarto, e aprendi a importância de um ritual do sono!

O bebê até os três primeiros raramente dorme mais do que 3 a 4 horas seguidas. Eles têm o estomago pequeno, tendo necessidade de mamar com maior freqüência, assim fazem mais xixi/coco e ficamos o dia em função de dar mamar/ trocar fraldas/ dar banho/fazer dormir.

A medida que o bebê vai crescendo, por volta dos 6 meses, ele já pode dormir a noite toda, isso varia de bebê para bebê, alguns demoram mais para dormir a noite toda e outros só dormirão a noite toda quando desmamarem.

Aqui em casa a rotina é a mesma desde o Antônio e super funciona. Durante o dia as sonecas acontecem com a luz do sol, com os barulhos normais da casa, sem muita preocupação em proporcionar um ambiente super silencioso, assim o bebê vai diferenciando o dia da noite.

Quando chega o final do dia partimos para nosso ritual, o ideal é que todos os dias seja no mesmo horário:

  • Banho bem relaxante: nada mais gostoso que um banho bem relaxante, alguns dias damos no ofurô, outros na banheira;
  • Música calma: coloco algumas canções de ninar, ou aquelas músicas para bebê, reggae, Beatles, e assim ele vai assimilando que quando toca música mais calma está na hora de dormir;
  • Ambiente pouco iluminado: deixo uma luz bem baixa para quem saiba que já é noite e hora de dormir;
  • Massagem ou shantala: massagem é uma delícia, além de relaxar é ótima para o vínculo da mãe e do bebê;
  • Enrolar o bebê num charutinho: como eles se “assustam” com os movimentos bruscos, ao enrolar numa mantinha eles pensam que estão no útero da mãe, se sentem seguros e acordam menos, é aconselhável para bebês até os 3 meses;
  • Temperatura do quarto: se estiver frio eu procuro deixar o quarto quentinho, e se estiver calor, deixar o quarto mais fresquinho, eles se incomodam com frio ou calor e acordam mais vezes;
  • Naninha: é o objeto transicional, pode ser um bichinho ou um paninho, e representa um conforto para o bebê quando não está com os pais, o Antônio tem um até hoje.

Gurias, esse ritual ajuda o bebê a dormir mais e melhor, mas não é garantia de uma noite inteira de sono. Então quando o bebê acorda o que fazer?

Temos que ter em mente que nem sempre eles acordam porque estão com fome. Normalmente quando um bebê chora todos acham que é fome, mas é importante observar os sinais que eles dão antes de pegar no colo e oferecer o peito!

– Será que ele está com cólicas/gases?

Se o bebê se espremer, pode ser gases, então preste atenção na sua alimentação. Evite consumo de alimentos que dão gases em você, pois podem dar no bebê, evite bebidas gasosas e derivados do leite.

– Será que está com a fralda cheia?

Os bebês se incomodam muito com fralda suja/cheia, então confira a fralda e troque se necessário! Por isso é tão importante a escolha de uma fralda que absorva o xixi da noite, já que são várias horas de sono e maior quantidade. Nós testamos e aprovamos a Babysec Premium, pois absorve super bem mantendo o bebê sequinho por bastante tempo, sem vazar. Nada pior do que uma fralda vazada na madrugada, pois ter que trocar toda a roupa irá acordar o bebê na certa, sem contar quando tem que trocar lençol também, ninguém merece!

– Será que está com fome?

Se você conferiu se ele tem gases/dor, se conferiu a fralda, então provavelmente está com fome. Ofereça o peito!

Ah, mais duas dicas para quando o bebê acordar:

– Reveze com o maridão: combine com ele para trocar a fralda quando necessário depois do mama ou quando for a hora, para que você consiga dormir um pouco melhor;

– Se o bebê acordar na madrugada evite conversar com ele,fazer gracinhas e acender a luz: mantenha o ambiente mais silencioso para que ele saiba que é noite, hora de dormir!

Aqui em casa o Antônio e Caetano dormem a noite toda. Já o Santiago acorda uma ou duas vezes para mamar, e eu aproveito para curtir um momento nosso, já que com mais filhos é difícil ter esse momento mãe e bebê, né? #VendoOLadoBomSempre

Gurias, essas são dicas que funcionam super bem aqui em casa. É importante lembrar que na maternidade não tem certo é errado, certo é o que funciona para nossa família, não é mesmo?!

E vocês gurias, tem dicas para a hora do sono do seu filho?

Beijos

Angi

publipost_mdg

Comente pelo Facebook

Leia mais!