13.mar.2015

Tá nervosa? Vá brincar…

Tem dias que tudo o que queremos é relaxar, não é mesmo?  Aquietar a mente e levá-la para longe do que nos aflige. Com filhos, essa tarefa é um pouco mais complicada. Quando você precisar e tiver a oportunidade de ter um tempinho “a sós” com você mesma, faça! Quando não puder,  procure ter um momento divertido e desestressante junto com seu filho! Como? Brincando!

Quando nos permitimos usar a imaginação e sair por alguns instantes da nossa realidade, a brincadeira torna-se uma atividade muito relaxante! Mas tem que brincar DE VERDADE! Vou compartilhar com vocês algumas de minhas brincadeiras preferidas para aqueles em que estou cansada! Pois além de Pedagoga, vocês sabem, sou mãe.            

DESENHO: Um clássico! O material é simples: papel, giz de cera, caneta hidrocor, lápis… Adultos dificilmente desenham. Mas é tão bom!!!! Sente com seu filho e se divirta! Se você gosta de moda, por exemplo, tente desenhar modelos de roupas. Você também pode tentar desenhar o rosto de pessoas ou animais, paisagens, ou só rabisque mesmo…. Vale colocar uma música calma ao fundo.  Depois organize uma exposição de arte!

Variação: Quando estiver disposta, faça isso com tinta! Você não vai acreditar nos efeitos terapêuticos da arte!

Desenhar faz bem e deve ser incentivado pelos pais

SHOW MUSICAL: A brincadeira funciona assim: você e seu filho (e os demais integrantes da família que quiserem) formam uma banda. Você é a vocalista. Agora, cante! Suas músicas preferidas, aquelas que fazem você lavar a alma! As crianças não precisam escutar apenas músicas destinadas ao público infantil, é só ter um pouco de cuidado na escolha. Aqui em casa costumamos ver e ouvir o show “Música de Brinquedo” do Pato Fu (disponível no youtube), com músicas de vários compositores e com a participação de fantoches, meu filho adora. Ele toca seu violão e eu (coitado dos vizinhos) canto pra valer! Dizem por aí que “Quem canta seus males espanta” não é mesmo?

cantar

MODELAGEM: Pode ser massinha de modelar industrial ou caseira, massa de pão, argila (se você estiver disposta a limpar a meleca depois, o geladinho da argila é incrivelmente relaxante). Não tem segredo, basta amassar e modelar! Deixe a mente livre para criar. Aqui gostamos de organizar festas de aniversário! Tenho algumas forminhas e velinhas que sobraram das festas anteriores para incrementar a brincadeira.  Também uso a modelagem quando meu filho está agitado, funciona!

massinhamodelar

SALÃO DE BELEZA: Essa é uma delícia! Você é a cliente e seu filho o cabeleireiro. Nessa brincadeira o legal é ter bastante objetos reais: Escovas de cabelo, acessórios, toalhas, potes de creme vazios, inclusive uma revista para você ler enquanto está sendo embelezada! Tem algo mais relaxante e cheio de amor do que ganhar uma massagem do filho?

cabelofilha

As brincadeiras citadas no post podem ser adaptadas para várias idades.  Existem possibilidades incríveis para se divertir junto com o filho, quero compartilhar muitas outras com vocês. Brincar faz bem!

Cristine Flores, mãe do Cristóvão, Pedagoga, Especialista em Educação Infantil e Cursando Mestrado em Educação.

Comente pelo Facebook

Leia mais!