17.maio.2018

Tomada de Consciência: o primeiro passo para a mudança

Oie! Tudo bem?

Vamos falar de dinheiro?

No post anterior, falamos da importância de cuidarmos das finanças que, por serem parte de um todo, acabam afetando as outras áreas da nossa vida! (Se você ainda não leu, é só clicar AQUI e conferir!) E que, para isso, faríamos uma série de posts, com um passo-a-passo para melhorar sua relação com as finanças!

Family Sitting On Sofa At Home With Laptop

Pois bem: o post de hoje é o primeiro dos 7 passos para uma vida financeira mais saudável! São passos simples, possíveis de serem aplicados, e que realmente farão diferença! Mas, antes, vamos esclarecer um ponto: ter dinheiro na conta não é necessariamente um sinônimo de saúde financeira. Muita gente tem dinheiro hoje, mas não tem uma boa relação com as finanças! Porém, o contrário é verdadeiro: saúde financeira significa ter dinheiro. Não necessariamente ter rios de dinheiro, mas ao menos para pagar as contas em dia e, mais importante ainda, realizar sonhos!

Mas se hoje você ainda vive uma realidade distante dessa, não se preocupe: sempre é tempo de mudar! E a tomada de consciência da sua situação, e da necessidade de mudar é o primeiro passo! Como então tomar consciência e conseguir implementar as mudanças necessárias para ressignificar sua vida financeira?

O primeiro movimento é reassumir o controle das finanças. Costumo dizer em meus atendimentos que, quando não controlamos o dinheiro, é ele que nos controla, e acabamos virando escravas da nossa situação financeira. Você já se sentiu assim? Pois é. Isso é muito comum! Por isso, é fundamental anotar TODAS as entradas e saídas de dinheiro. Esse controle é fundamental porque nos dá a clareza do que realmente está acontecendo com nossas finanças.

Você não precisa de uma planilha super complexa, e também não precisa lançar mão de aplicativos se não quiser! Um simples caderninho e um lápis são suficientes para que a mágica aconteça! E acredite: acontece mesmo! Simplesmente anotar suas entradas e saídas já movimenta a energia, e provoca grandes mudanças. A maioria das pessoas não tem consciência de como está sua vida financeira! Sabe que está com problemas, ou acredita que poderia estar melhor, mas não sabe dizer o que está acontecendo ao certo. Isso porque encarar os fatos pode ser doloroso. Afinal, “o que os olhos não vêem, o coração não sente”, não é?! Mas nas finanças, não é bem assim: não encarar os fatos não exclui os problemas. Pelo contrário, não tomar consciência, na maioria das vezes, é a grande causa dos problemas, e pode sempre piorar a situação!

Então, a dica de hoje – que é o primeiro passo para uma mudança efetiva – é sempre saber o que acontece, cuidar do seu dinheiro, e reassumir o controle da sua vida financeira!

É isso! Um beijo, e até o próximo post com o próximo passo!

””

Lucia Stradiotti : Educadora financeira. Sua missão é empoderar mães ajudando-as na forma como lidam com o dinheiro, e incentivando-as para que assumam uma nova postura frente às finanças, para uma vida mais plena!
Escreve no Jardim de Borboletas e trabalha no Mãe por Inteiro.

Comente pelo Facebook

Leia mais!