20.set.2013

Trocas na fala: “R” {Fala,Fono!}

Oi, mamães!!

Muito comum entre as crianças, as trocas ou omissões do fonema /r/, algumas vezes assustam os pais.

trocafala

É importante dizer que o som da letra /r/ é o último a ser adquirido no vocabulário infantil, acontecendo por volta dos 6 anos de idade. Até aí, é comum observarmos crianças trocando o /r/ por /L/, ou simplesmente “apagando” esse som, como em /pato/ (prato) /pota/ (porta).

Para que a criança consiga produzir corretamente este som, é necessário que ela tenha uma boa mobilidade de língua, além de estar com ela no lugar correto: atrás dos dentes superiores, no céu da boca. Criança que tem padrão de postura de língua na parte de baixo da boca não consegue produzir o som corretamente.

Algumas dicas para treinar com seu filho:

Faça brincadeiras de vibração de língua: o som do carro: “Brrrrrrrruuummm”

Ao falar com seu filho, procure fazer isso de frente para ele, articulando bem os sons, e pausadamente.

Não diga que entendeu se ele falou errado: peça para repetir, mesmo se ele repetir errado: Exemplo: “Como? Você quer dizer PRATO? Como é mesmo o nome?”

O profissional que pode ajudar seu filho é o fonoaudiólogo, então, não deixe as frustrações aumentarem: leve seu filho para uma avaliação e, se necessário, terapia de fala.

É muito importante que a criança tenha todos os sons em seu vocabulário antes de iniciar o processo de alfabetização, pois as trocas na fala,tendem a se repetir na escrita!

Abraço!

Taís Alves Batschauer

Fonoaudióloga

CRFª 9309/RS

Porto Alegre

[email protected]

Comente pelo Facebook

Leia mais!