26.nov.2015

Tudo sobre o ZIKA VÍRUS e a MICROCEFALIA!

Nas últimas semanas perceberam um aumento no número de casos de MICROCEFALIA em alguns estados do nordeste. Posteriormente, levantou-se a hipótese de que os casos poderiam estar relacionados ao ZIKA VIRUS. Hoje, a Dra. Fernanda do seupediatra.com vem esclarecer um pouco esse assunto para as leitoras do Mãe de Guri. Para acompanharem outros assunto do SeuPediatra cliquem AQUI e curtam a FanPage do Seu Pediatra, gurias! 

microcefalia_zyta

Tudo sobre o ZIKA VÍRUS e a MICROCEFALIA!

O que é a MICROCEFALIA?

Microcefalia é a cabeça menor do que o tamanho esperado para a idade do bebê. Existem tabelas e curvas para cada idade do bebê. Mesmo quando ele ainda está na barriga é possível através do ultrassom avaliar o tamanho da cabeça do bebê e ver se está menor do que o esperado. O médico que faz o ultrassom pode te informar na hora do exame. Ao nascimento normalmente se considerada pequeno quando o perímetro cefálico é menor que 33cm. Valor que pode ser diferente se o bebê nasceu antes do tempo e é prematuro.

microcefalia

Quais as CAUSAS de microcefalia?

A microcefalia pode ser causada por INFECÇÕES que a mãe pega DURANTE A GESTAÇÃO (vírus, bactérias), por SUBSTÂNCIAS que a mãe possa ter usado (drogas, álcool), ou pode ser por ALTERAÇÕES GENÉTICAS no bebê. Existem casos de que são familiares, que a cabeça do bebê é menor mas não está associada com patologias.

Quais os RISCOS?

A cabeça estar menor do que o tamanho esperado indica que alguma coisa PODE ter prejudicado o DESENVOLVIMENTO DO CÉREBRO. É necessário fazer exames para investigar o que pode ter causado a microcefalia. A microcefalia está associada com atrasos no desenvolvimento e alterações neurológicas, por isso é importante ficar atento e fazer os exames do pré-natal e o acompanhamento correto do bebê.

Não existe tratamento específico para a microcefalia, cada bebê deve ser acompanhado com muita atenção pelo pediatra e pelo neuropediatra que irão orientar a família.

O que é o ZIKA VÍRUS? QUAL RELAÇÃO DA MICROCEFALIA com o ZIKA VÍRUS?

O ZIKA VÍRUS chegou ao país recentemente, ele é transmitido pelo AEDES AEGYPTI, mesmo mosquito que transmite a DENGUE E O CHIKUNGUNYA. Os SINTOMAS da infecção pelo ZIKA VIRUS são FEBRE BAIXA E MANCHAS NO CORPO. A pessoa pode ter dor de cabeça, dor nas articulações, mal-estar, mas os sintomas são mais leves do que na dengue ou chikungunya. Normalmente dura 3 dias e não tem tratamento específico, nem vacina para se prevenir.

Ainda NÃO EXISTE PROVA de que a causa do aumento dos casos de microcefalia seja causado pelo ZIKA VIRUS, mas essa é uma das hipóteses que eles estão investigando. O que se sabe é que qualquer infecção que a mãe pega durante a gestação pode afetar o desenvolvimento do bebê, e quanto mais cedo for a infecção (início da gestação) maior o risco para o bebê.

Quais os estados mais afetados até o momento?

O principal estado é o de PERNAMBUCO, onde primeiro foi notado esse aumento no número de casos.

Os estados mais afetados estão no NORDESTE e no CENTRO-OESTE. Sergipe, Rio Grande do Norte, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Goiás, Ceará, Bahia e Alagoas são os estados com notificações. Mas todos os estados estão em alerta para notificar os casos de microcefalia.

Como você pode se PROTEGER?

  • A principal medida é o COMBATE AO MOSQUITO. NÃO DEIXE ÁGUA PARADA, e tente se informar das atividades do seu bairro para combater o mosquito.
  • Inicie o pré-natal precocemente, assim que você achar que pode estar grávida.
  • NÃO utilize álcool ou drogas. Só use remédios com a prescrição do seu médico.
  • Use repelente prescrito pelo seu obstetra. Utilize telas de proteção nas porta e janelas de sua casa, para evitar a entrada do mosquito.
  • Evitar contato com pessoas que estão com sinais de alguma infecção (febre, manchas no corpo).
  • Fique ATENTA ao registro de CASOS EM SUA CIDADE e PROTEJA-SE!

Beijos, Dra. Fernanda Freire

Site: www.seupediatra.com

Comente pelo Facebook

Leia mais!