18.fev.2014

Usar brinquedos de forma organizada como decoração!

Cada quartinho de criança tem uma identidade, um jeito, uma história. Merece, portanto, uma decoração única. Então, que tal utilizar prateleiras e nichos como uma vitrine para guardar os brinquedos especiais do seu filho? Afinal, seus brinquedos representam suas preferências e suas características, não é mesmo?

Além de ganhar espaço (que seria apenas uma simples parede no quarto das crianças e, sem possibilidade de colocar armários com profundidades para roupas); os próprios brinquedos podem exercer o papel de decorar o ambiente. Depois de tudo organizado, fica muito mais fácil manter a ordem, sabendo qual brinquedo guardar em cada prateleira. Sem contar que ainda, você cria economia em usar os próprios brinquedos como objetos de design e decoração.

Antes de colocá-los nas prateleiras, é preciso planejar espaço. Defina o tamanho de cada prateleira ou nicho e escolha os objetos. Podem ser escolhidos por tipo e freqüência de uso. Escolha um “tema” para as prateleiras mais visíveis.

Por exemplo: caso o seu filho tenha muitos bonequinhos de vários tipos e tamanhos, o tema pode ser apenas este e, cada prateleira conter uma cor ou um tamanho semelhante. Porém, se tiver brinquedos de vários tipos diferentes, cada prateleira pode ser organizada com um “tema’.

Para quartos em que irmãos dividam o mesmo espaço, você pode estimular a criatividade de cada um, separando cada prateleira para os brinquedos de cada irmão, para não haver brigas.

Neste caso da foto abaixo, foi eleito o tema carrinhos e miniaturas. Foram separados por tipo e depois por tamanho.

Imagem 2Outros brinquedos que ficam super bem quando usados como decoração:

* bonecos(as),

* bonequinhos(as),

* animais e dinossauros,

* bichinhos de pelúcia

* bolas pequenas,

* maletas e bolsinhas,

* e por aí vai…

Além dos brinquedos, para as crianças em idade escolar, vale lembrar que a decoração pode também abrigar os livros. Toda mamãe sabe como é importante incentivar os filhos à leitura, por isso na hora de organizar o quarto, é interessante deixar itens como revistas e livros à mão, para as crianças terem acesso constante. Válido também para os álbuns de figurinhas. (Repare na foto, que os livros estão na parte de baixo da parede, super fácil de pegar e guardar).

Assim, planejar uma prateleira específica para estes objetos, que podem ser dispostos por assunto ou por tamanho, evita misturá-los com os demais brinquedos. O mais importante é que fiquem acessíveis, na altura dos olhos, próximo as mãos, para estimular a leitura.

Desta forma, você organiza o quarto das crianças e ainda poupa espaço. Pois, usados para arrumar e decorar ao mesmo tempo, os brinquedos de seu filho ajudam a criar o senso de organização, sempre apontando que um local arrumado fica mais muito mais bonito.

Quem quiser ler, ou reler o último post com dicas para organizar o quarto das crianças, é só clicar AQUI!

Patrícia Nicola {(51) 97120335} Administradora de Empresas

e Consultora em Organização Personal Organizer

(espaços residenciais: adultos e infantis).

Pós graduada em Comunicação/ESPM

Especialista na Organização

de Ambientes

Comente pelo Facebook

Leia mais!