21.dez.2017

Vamos falar sobre fimose?

Oi gurias, hoje vamos falar sobre um assunto bem comum as mães de guris: fimose!

Mas afinal, o que é fimose? É um estreitamento do orifício do prepúcio, ou seja, quando o pênis fica coberto por uma pelezinha. Normalmente, essa pele quando puxada para trás, faz com que a glande (cabeça do pênis) apareça, assim podendo realizar a higiene genital. Mas quando o menino tem fimose, essa pele fica “grudada” na glande e não é possível visualizar a glande, nem fazer a higiene adequada que pode ocasionar infecções, mau odor e até sangramento. 

Por isso é tão importante que as mães e pais estejam atentos à saúde dos nossos filhos, e consultarmos frequentemente a pediatra de confiança. Caso você desconfie que seu filho tenha fimose, a pediatra é a profissional que poderá diagnosticar e te tranquilizar quanto ao melhor tratamento.

A notícia boa é que a fimose tem cura e já existe um tratamento alternativo à cirurgia que é o uso de uma pomada corticoide específica, no local. Mas lembrando, só a pediatra poderá indicar! E para nossa alegria, em 92% dos casos a pomada é suficiente e solta a pele do prepúcio. Sendo assim, nos casos em que o uso da pomada não adiantar, deve ser reavaliado por pediatras para avaliar a realização de uma cirurgia, evitando as infecções e facilitando futuramente as relações sexuais.

Eu tenho 3 guris em casa, desde quando eram bebês estou atenta a higiene genital a cada troca de fraldas. Muitas vezes por sermos mulheres, deixamos para os pais essa responsabilidade, mas independentemente de quem seja responsável, não podemos esquecer de observar o pênis do menino e em caso de dúvida conversar com a pediatra. O Caetano eu suspeitei que tivesse fimose, a pediatra recomendou que esperasse um pouco mais, pois o tempo poderia curar, no caso dele, caso contrário recomendaria uma pomada. E foi o que aconteceu, pouco tempo depois ele estava bem. O importante é sabermos que cada filho é único, teremos experiências diferentes com cada um deles, que precisamos estar atentas a sua saúde e termos confiança no pediatra em caso de dúvidas.

Para as mães de meninos, quero convidá-las para conhecerem o portal É Coisa de Menino!! Um site com dicas de saúde, educação, comportamento, e também com dicas sobre fimose!

Conheçam o www.ecoisademenino.com.br e curtam o Facebook É Coisa de menino que tem muito conteúdo legal!

beijos

Angi

publipost_MDG

Comente pelo Facebook

Leia mais!