21.nov.2017

Você estimula a AUTONOMIA da criança? Aspectos que o bebê de seis meses a 1 ano de idade já pode ser estimulado

Oi mães e pais, vocês estimulam a AUTONOMIA do seu filho? Hoje tem mais um post da Ana Paranzini sobre o desenvolvimento da criança! Agradeço a Ana por produzir um conteúdo tão rico para nós, assim podemos saber o que esperar em cada fase da criança, ainda que cada criança se desenvolva no seu tempo, é muito bom saber o que esperar e como estimular! Angi

O desenvolvimento e a estimulação de atitudes relacionadas à independência e autonomia são aspectos fundamentais da infância e início da adolescência. Esse post (e os próximos) irá ajudá-la!! Você poderá utilizá-lo como um “guia” de observação e ensino. Assim, você saberá o que esperar do comportamento do seu filho em cada faixa etária. Selecionei as atitudes relacionadas a AUTOCUIDADOS por se tratar de uma área extremamente importante para potencializar a AUTONOMIA e, consequentemente a AUTOCONFIANÇA das crianças e pré-adolescentes!

É importante ressaltar que serão apontados comportamentos “esperados”, de acordo com literatura da área de desenvolvimento e que diferenças individuais podem ser detectadas. Não se tem o objetivo de “normatizar” as atitudes da criança, mas sim, sinalizar O QUE ELA JÁ É CAPAZ DE APRENDER. Assim, ao observar seu filho e verificar que ele não apresenta algum aspecto apontado, NÃO SE DESESPERE!! Utilize essas informações para ensinar e treinar novas habilidades!! E, na dúvida, procure um especialista!

Nessa idade podemos observar que a criança:

1)      Estende as mãos em direção à mamadeira (ou copo de treinamento), tentando pegá-la;

2)      Segura mamadeira ou copinho de bico, sem ajuda, enquanto bebe;

3)      Leva a mamadeira(ou copo de treinamento) até a boca ou a recusa, empurrando-a;

4)      Bebe em uma xícara, segurada pelos pais;

5)      Alimenta-se sozinho, utilizando os dedos(ou talher);

6)      Segura a xícara com ambas as mãos e bebe;

7)      Leva a colher cheia de comida até a boca, com ajuda;

8)      Estica os braços e pernas ao ser vestido.

Ana Paranzini é Psicóloga (CRP 08/09142), com Mestrado em Psicologia Clínica (PUCCAMP) e especialista em Orientação de Pais. Idealizadora do Programa on line ADEUS BIRRAS e do Programa on line de ORIENTAÇÃO DE PAIS – Quando eu mudo… meu filho se transforma, que já ajudou e está ajudando muitas famílias a educarem seus filhos de maneira efetiva e prazerosa.

Comente pelo Facebook

Leia mais!