21.maio.2015

Você já viu seu filho sentado assim: “W”?

Veja o que é sentar em “W”, qual o problema que isso pode causar, e como prevenir.

Olá Mamães!

Ultimamente tem se falado muito nas crianças que sentam em “W”, e como as reportagens usam muitos termos técnicos, hoje o seupediatra.com vem aqui para simplificar esse assunto. Clique aqui para curtir nossa FanPage e ficar em dia com outros assuntos também.

O que é sentar em “W”?

Sentar em W é a posição que a criança coloca as pernas quando se senta no chão para brincar. Como você vê na foto.

O normal é que a criança vá mudando de posição de tempos em tempos e isso é bom para a criança.

Vale lembrar que a posição não é proibida. O problema é quando a criança quer sentar só nessa posição o tempo todo.

Qual o problema da criança sentar em “W”?

Pode parecer uma maneira normal de sentar, e apenas um costume, mas esse costume pode acabar gerando prejuízos para a criança se ela não usa outras posições também.

As crianças podem preferir essa posição porque dá mais estabilidade, então ela não precisa ficar se esforçando para se equilibrar, nem trabalhar outros músculos do corpo. Ela pode só concentrar na brincadeira.

Mas essa posição não permite que ela trabalhe muito o tronco e os outros músculos.

Se a criança só se senta desse jeito, no futuro isso poderia:

* Prejudicar o alongamento dos músculos.

* Diminuir a coordenação e o equilíbrio.

* Prejudicar as articulações (juntas) do quadril e dos joelhos, e o desenvolvimentos dos ossos.

* Provocar problemas na coluna.

* Como ela não consegue se virar muito, ela usa a mão direita para pegar os objetos do seu lado direito, e a mão esquerda para os objetos desse lado. Isso pode fazer com que ela demore mais em assumir a mão dominante, e tenha dificuldades na coordenação depois.

Como evitar que isso se torne um problema?

Estimule a criança a trocar de posição constantemente. Arrume as pernas dela, e ensine outras posições. Mude os brinquedos para outro lugar se for preciso. Para as crianças um pouco maiores você pode explicar que sentar sempre assim pode “machucar as perninhas”.

Acho importante a maneira que falamos com a criança. Chamar à atenção sem explicações pode acabar reforçando o hábito.

É essencial que isso não cause conflitos entre a mãe e o filho. Não queremos que você fique brigando com seu filho pelo jeito que ele senta. Você pode chamar ele pra brincar com você de outra coisa. Você pode comprar uma mesa e cadeira adequada para a idade dele, assim ele brinca sentadinho. O ideal é apenas ir fazendo com que ele toque de posição de tempos em tempos.

Abaixo você vê outras posições que permitem que a criança use as duas mãos dos dois lados e trabalhe os outros músculos do corpo também.

wsitting

Outro ponto que devemos reforçar é que crianças que já tem problemas no quadril, que tiveram história de displasia ou deslocamento, que tem algum problema muscular ou alterações no desenvolvimento neurológico devem ser acompanhadas por um especialista. Pois essa posição pode ser ainda mais prejudicial.

Se seu filho só se senta em “W” vale a pena buscar um especialista para avaliar se ele está usando essa posição porque já tem algum problema que faça com que para ele seja mais difícil usar outras posições ou se é apenas um hábito mesmo.

Beijos,

Dra. Fernanda Freire

Site: www.seupediatra.com

Comente pelo Facebook

Leia mais!