5.ago.2011

Você tem medo de se transformar em sua mãe?

Passamos a vida toda pensando em que tipo de mãe seremos, na gravidez pensamos ainda mais. Durante a adolescência, pensava muito sobre isso, sempre quis ser mãe, e a certeza que eu tinha, é que queria ser diferente da minha mãe. 

Não gostava de limites e de acordar cedo para ir para a escola. 

Não gostava de experimentar comidas novas, nem quando tinha que comer obrigada uma carne, para experimentar, nem que eu guardasse no canto da boca e cuspisse no lixo depois do almoço, sem minha mãe perceber;

Não importa como nos sentimos sobre nossas mães, a idéia de “tornarmos a nossa mãe “é algo que não queremos. E tornar-se mãe nos faz compreender a nossa própria mãe como nunca antes.

Por que ficamos tão apavoradas com a idéia de nos transformarmos em nossas mães?

Quando eu era adolescente, escrevi um caderno sobre as coisas que nunca faria com meus filhos, estou procurando ele enlouquecidamente para dar umas risadas…

Parte desse “medo” é apenas a necessidade natural de se definir como pessoaPensar sobre o tipo de mãe que você está se tornando-se, comparando-se com a sua própria mãe é praticamente inevitável. 

Mães são os nossos modelos, e só percebemos o quanto elas estavam certas, quando nos tornamos mãe e nos vemos fazendo as mesmas coisas que elas, inclusive com ela mesma. Esses dias, quando minha mãe estava saindo me peguei falando: ” Leva mais um casaquinho, está frio na rua!” 

Doce ironia do destino, é engraçado, mas a maturidade nos faz pensar sobre isso. Sobre valores e atitudes, limites e cobranças. Afinal de contas, somos o exemplo dos nossos filhos, e devemos ter algumas regrinhas em casa, mesmo nossos filhos e nós mesmas,  gostando ou não. 

Temos que fazer o que achamos que é certo, para que nossos filhos se tornem pessoas do bem.

Se você está preocupada em se irá se tornar sua própria mãe, pode ficar tranquila, pois você irá sim, afinal dizem por aí, que mãe é tudo igual. 

A minha mãe é maravilhosa, mas tenho esse medinho sim, e cada dia me vejo mais parecida com ela.


do google



E você, já se pegou fazendo coisas que sua mãe faz/fazia e você achava uma chatice?
Você tem medo em se transformar na sua mãe?
Beijos

Comente pelo Facebook

Leia mais!