28.fev.2013

Volta as aulas: O que mandar de lanche?

Então volta as aulas e novamente o dilema: “O que mandar de lanche para meu filho?”



Vou dar dicas de opções de lanches para variar o cardápio das crianças, mas vale lembrar, antes de montar a lancheira do seu filho, que ele pode participar da montagem do lanche ou pelo menos pergunte a ele o que gostaria de levar a escola. OK?

FRUTAS:
Cada estação do ano tem frutas que dão nessa época. Prefira essas frutas, porque elas são sempre mais suculentas e saborosas. Além disso, são mais baratas.
Procure mandar frutas que podem ser consumidas com casca ou que sejam fáceis de retirar pois nem todas as frutas ficam boas quando você as leva descascadas. A maioria delas perde vitaminas e fica com um aspecto meio escuro. O kiwi pode ser uma opção Apesar de perder um pouco de vitamina C até a hora do intervalo, ele tem fibras e outros nutrientes. E ainda é docinho.
Uma boa escolha é: pera, maçã, banana, morangos inteiros, uvas sem semente, manga picada, melancia picada, melão picado, laranja picada, kiwi descascado, abacaxi picado, saladinha de frutas com granola (coloque a granola em potinho separado)!

BEBIDAS:
Dê preferência aos sucos naturais, mas leve sempre em uma garrafinha térmica. Ela protege o líquido da luz e da temperatura e impede que o suco fique azedo ou sem vitaminas. Procure fazer o suco um pouco antes de levar seu filho a escola, assim fica um tempo menor em exposição.
Se não der para tomar suco natural todos os dias, o suco de polpa é a melhor opção, porque ele tem muito mais nutrientes da fruta do que qualquer suco de caixinha.

Além dos sucos naturais e de polpa, podem ser uma boa pedida, os iogurtes, as bebidas fermentadas (estilo Yakult) e água de coco. 
* O iogurte, a bebida láctea devem estar em lancheira térmica. 


LANCHINHOS:

Muitas crianças depois dos 2 anos já não se satisfazem apenas com uma frutinha, né? Então é bom termos opções de lanchinhos. O ideal é fazermos lanches saudáveis, só assim para termos certeza do que nosso filho está comendo. Mas nem sempre temos tempo para prepararmos, né? Então aí vão algumas dicas de lanchinhos prontos que podem ir na lancheira do seu filho, quando você não puder fazer algo, certo?

Que tal aqueles queijinhos estilo Polenguinho? Ou Cookies integrai, biscoito de aveia e mel, biscoito de polvilho, barrinha de cereais, bolacha de maizena, bolacha água e sal com geléia ou requeijão. Ou sanduíches de bisnaguinha, pão integral, pão caseiro, com queijo, peito de peru e requeijão, ou geléia. Pão de queijo! Tem aquelas cenouras “baby”, que as crianças adoram!

* Os sanduíches com requeijão e frios só devem ser levados se a escola tem refrigerador para armazenar, pois são alimentos que podem estragar mais facilmente.

E por aí, as crianças lancham na escola, o que não pode faltar na lancheira?
Na semana que vem tem receita por aqui, de lanche saudável, gostoso e simples de fazer, as crianças vão amar!

Beijos
Joci

SERVIÇO:
Jociane Catafesta {(51) 92177611}
CRN2 6376
Nutricionista Funcional
Personal Diet (Gestante, Pós Parto, Baby e Familiar)
Mestre em Gastroenterologia/UFRGS
Aperfeiçoamento em Nutrição Infantil
Fan Page: Consultório de Nutrição Jociane Catafesta