22 comportamentos essenciais para o desenvolvimento da autonomia da criança entre 4 a 5 anos! Ensine-os!!
Oi mamães, você sabe quais são os comportamentos que o seu filho/sua filha de 4 a 5 anos de idade já é capaz de aprender? Quanto tempo você dedica a ensinar?
Um dos princípios para o desenvolvimento da autonomia/independência de um ser humano é o cuidado que o ambiente a sua volta tem de ensinar aquilo que ele já é capaz de aprender. Os marcos do desenvolvimento é um guia essencial para direcionar os adultos responsáveis por uma criança. Ter o conhecimento do que a criança é capaz de fazer em cada faixa etária é fundamental para ensinar/estimular o aprendizado de um novo comportamento no dia-a-dia.
São apresentados 22 comportamentos, de crianças na faixa etária de 4 a 5 anos de idade, que já podem ser ensinados e/ou estimulados, confira:
- Limpa o que derramou, indo buscar um pano por conta própria;
- Evita veneno e todas as substâncias prejudiciais;
- Desabotoa sua roupa;
- Abotoa sua roupa;
- Retira pratos e talheres da mesa
- Encaixa zíper em sua terminação;
- Lava as mãos e o rosto;
- Usa talher apropriado para se alimentar;
- Acorda durante a noite para ir ao banheiro ou permanece seco toda a noite;
- Limpa e assoa o nariz em 75% das vezes, sem lembretes;
- Toma banho sozinho precisando de ajuda apenas para lavar as costas, pescoço, cabelo e orelhas;
- Usa a faca para espalhar manteiga no pão;
- Aperta e afrouxa cintos e fivelas nos vestidos ou calças e sapatos;
- Veste-se sozinho, incluindo botões, fechos, cintos e fivelas dianteiros, mas não dá laços;
- Serve-se à mesa, enquanto um dos pais segura a travessa de comida
- Ajuda a pôr a mesa, colocando corretamente pratos, talheres e guardanapos, quando recebe instruções
- Escova os dentes;
- Vai até o banheiro a tempo, retira a roupa, usa papel higiênico, dá descarga e veste-se sem ajuda;
- Penteia o cabelo;
- Pendura roupas em cabide;
- Enfia cordões em sapatos/tênis
- Amarra ou dá laços nos cordões dos sapatos/tênis
Faça sua listinha: o que sua criança já faz? Que tal selecionar dois comportamentos para ensinar ao longo dessa semana?!?! Entre em ação!! Você vai se encantar com as mudanças e com o crescimento da autoconfiança de seu pequeno/pequena!!!
Lembre-se sempre: são comportamentos observados, de acordo com a literatura da área de desenvolvimento infantil. CADA CRIANÇA É ÚNICA! No entanto, nessa faixa etária, a criança já é capaz de desenvolver todos esses aspectos citados (quando estimulada e valorizada!).
Ana Paranzini é Psicóloga (CRP 08/09142), com Mestrado em Psicologia Clínica (PUCCAMP) e atua em Orientação de Pais. Idealizadora do Programa on line ADEUS BIRRAS e do Programa on line de ORIENTAÇÃO DE PAIS – Quando eu mudo… meu filho se transforma, que já ajudou e está ajudando muitas famílias a educarem seus filhos de maneira efetiva e prazerosa.
Fonte: O Inventário Portage Operacionalizado: Intervenção com Famílias. Lúcia C. A. Williams e Ana Lúcia R. Aiello. Editora Memnon, 2001.
Serve-se à mesa, enquanto um dos pais segura a travessa de comida;