5 dicas para combater a compulsão alimentar
Oi gurias, hoje Camila Lumertz que é nutricionista e coach está mais uma vez trouxe dicas para combater a compulsão alimentar e nos desafiou, quem está dentro?
E aí mulherada, conseguiram identificar melhor os momentos de compulsão alimentar? O que tem causado esse sintoma na vida de vocês?
A compulsão alimentar é um distúrbio alimentar que como conseqüência faz você entrar no piloto automático e comer muito além do necessário, faz você ganhar peso e cada vez que isso se repete você reforça essa mau comportamento dentro da sua rotina ao perder o controle sobre si mesmo e sobre suas atitudes. Então vamos as 5 dicas que a nutri e coach preparou pra vocês começarem a abandonar esse mal hábito da sua rotina.
1- Procure estruturar melhor suas refeições. Coma mais alimentos que trazem saciedade como as proteínas (peixe, frango, carne bovina, ovos, cogumelos, grão de bico, lentilha e feijões) e as gorduras saudáveis (chia, linhaça, azeite de oliva extra virgem, castanhas, amêndoas). O excesso de carboidratos como arroz e massas podem elevar muito rápido sua insulina e a sua queda depois faz com que você sinta fome em seguida.
2- Tente criar uma rotina alimentar e estipular suas refeições. Seguir esse planejamento, ou pelo menos tentar seguir sempre que possível, até isso aos poucos ir se fixando na sua rotina, vai evitar que a fome a faça comer muito mais que o necessário.
3- Acrescente mais alimentos fontes de triptofano como abacate, cacau, banana, aveia, ovos, feijões, frutos do mar, aves, castanhas, nozes. O Triptofano é precursor da serotonina que é o hormônio do bem-estar, logo esses alimentos se ingeridos com freqüência podem amenizar sua ansiedade, melhorar seu humor, a qualidade do sono, aliviar até a TPM e conseqüentemente vai reduzir aquela vontade de ficar comendo a toda hora.
4- A instabilidade emocional, a ansiedade, o estresse também são grandes gatilhos para a compulsão alimentar. Que tal tentar ligar para uma amiga, mãe, tia para desabafar um pouco. Se não for possível, procure escrever num papel tudo àquilo que te incomoda: frustrações, desilusões, cansaço. Assim pelo menos você tira esses sentimentos de dentro de você para olhar para eles. Fica mais fácil de entender o que se passa ai dentro da sua mente e buscar uma solução. E lembrem-se quando você desconta seus problemas na comida, você não resolve problema nenhum, pelo contrário, você só arranja mais um problema, que muitas vezes é a culpa, a frustração e aquele baita arrependimento de ter exagerado na comida, sem falar naquela sensação de barriga estufada e nas gramas a mais na balança, que com o passar do tempo viram kilos a mais.
5-Treine a capacidade de dizer não para algum alimento (ou pessoa) quando você sentir que já está saciada e que não precisa dar continuidade aquele pratão de lasanha, por exemplo, só porque ele é delicioso, mas porque você entende que precisa controlar seus comportamentos diante da comida e vejam não estamos falando aqui de restrições, mas sim de controle de excessos. E não tem mistério, tudo é treino até o momento que esse comportamento de se auto-observar e se controlar no exagero vire um hábito! Vamos tentar?
Certo gurias, dei algumas orientações, mas agora peço que escolham 2 dessas dicas que mais fizeram sentido pra você começar hoje mesmo. Bora lá treinar bons hábitos! Me contem aqui por onde vão começar?
Beijos da Nutri Camila