Ceceio { Fala, Fono! }
Mães, vocês já ouviram falar em ceceio? O ceceio, ou língua solta é causado pela flacidez dos músculos da língua que faz com que os fonemas /s/ e /z/ sejam produzidos apoiados nos dentes ou projetados entre eles, como é o caso do Ex Presidente Lula. O ceceio também pode estar relacionado com maus hábitos orais como chupeta, mamadeira ou sucção de dedo, além de alimentação inadequada para a idade, como a presença de muitos alimentos pastosos, o que não promove desenvolvimento e firmeza da musculatura, podendo causar alterações no crescimento da arcada dentária e dificuldades de respiração.
O ceceio é comum entre crianças até os 4 ou 5 anos de idade, onde elas estão aprendendo e experimentando os sons e as posições deles na linguagem oral. Normalmente ele se corrige sozinho, mas quando isso não aconteça, é necessário que exista uma intervenção, para que a musculatura da língua seja fortificada e adequada para a fonação, respiração e outras funções orais.
A fonoterapia terá maior sucesso se os exercícios propostos pelo fonoaudiólogo sejam repassados e treinados em casa.
É importante comentar que não existe idade limite para que se inicie o tratamento. Crianças e adultos com ceceio podem ser atendidos e corrigir esta alteração de fala. Pessoas que pensam em trabalhar em profissões em que a fala é um instrumento importante e apresentam ceceio é necessário procurar atendimento especializado, já que em geral, para quem está ouvindo muitas vezes a alteração chama mais atenção do que o que está sendo dito, seja pela língua que aparece entre os dentes quanto pelo chiado na fala.
Apesar de o visual chamar bastante atenção, no rádio e no telefone o escape de ar vai direto para o microfone e pode até ressaltá-lo. Caso haja dúvida do quanto este ceceio interfere na clareza da fala um bom recurso é gravar-se falando espontaneamente. O chiado certamente aparecerá.
Mamães, qualquer duvida comentem nos posts, que respondo assim que possível!
Abraço,
Taís Alves Batschauer
Fonoaudióloga
CRFª 9309/RS