Comer de 3 em 3 horas?Por quê?
Com certeza vocês já ouviram falar que ficar longos períodos de tempo sem comer pode prejudicar a dieta não é mesmo?
Então diminuir os intervalos entre as refeições pode acelerar o metabolismo e garantir que aqueles quilinhos extras vão embora! Isso acontece porque evita que o organismo acumule nutrientes em forma de gordura. O organismo acostumado a poucas refeições por dia faz essa reserva para garantir energia para aquele longo período de fome.
Quando se faz apenas duas ou três grandes refeições ao dia o corpo estoca gordura, por isso, quem come em períodos menores tem um metabolismo mais rápido.
Quem se alimenta de forma saudável em períodos curtos, acaba tendo menos fome e uma sensação maior de saciedade. Assim, dificilmente aquele prato suculento vai ser devorado em poucos minutos. Tendo menos fome, a pessoa mastiga com mais calma e mais vezes. Um alimento bem mastigado será mais fácil de ser digerido.
Além disso, a baixa ingestão de energia e o jejum prolongado conduzem a redução das concentrações de glicose no sangue, o que reduz a produção de serotonina pelo cérebro. A queda das concentrações de serotonina está associada ao aumento da ansiedade, avidez por doces e aumento do apetite. Sendo sim, essas condições aumentam a probabilidade de você atacar a geladeira ou o armário das guloseimas.
Sim, mas o que comer principalmente nos lanches?
Seguem algumas opções:
-fruta
-iogurte com cereal ou frutas
-banana com aveia e canela em pó
-barra de cereais
-semente de girassol
-oleaginosas (castanha, nozes, amêndoas)
-frutas secas (damasco, ameixa seca, uva passa)
-suco verde (maçã, limão, couve verde, linhaça, água)
Portanto, nada de ficar em jejum por muito tempo. OK?
Abraço Joci
Jociane Catafesta {(51) 92177611}
CRN2 6376
Nutricionista Funcional
Personal Diet (Gestante, Pós Parto, Baby e Familiar)
Mestre em Gastroenterologia/UFRGS
Aperfeiçoamento em Nutrição Infantil
Fan Page: Consultório de Nutrição Jociane Catafesta