Crianças a mil por hora!! Características do desenvolvimento motor de crianças entre 3 e 4 anos de idade
Oi mamães, as crianças que estão na faixa etária entre 3 e 4 anos de idade já conseguem ter um controle maior sobre seus movimentos, pois seus músculos estão mais fortalecidos. São bastante ativas e arriscam-se ao explorar ambientes diferentes. A coordenação motora e o equilíbrio são mais visíveis.
Assim sendo, é muito importante proporcionar atividades ao ar livre para criança, lugares em que ela possa correr, saltar, subir e aprimorar cada mais seus movimentos, colaborando com o desenvolvimento da motricidade grossa.
É possível observar o aprimoramento da coordenação da motricidade fina, ou seja, manejo com as mãos, como a pega no lápis e movimentos de pinça, por exemplo.
Se você tem filho/filha nessa idade, observe o que ele/ela já pode fazer:
- Montar um quebra-cabeças de três peças (ou um tabuleiro de encaixe de figuras);
- Corta algo em pedaços com tesoura;
- Pula de uma altura de 20 cm;
- Chuta uma bola grande, quando enviada para si;
- Anda na ponta dos pés;
- Corre, dez passos, coordenando e alternando o movimento dos braços e pés;
- Pedala com triciclo uma distância de 1,5 m;
- Balança em um balanço, quando este é colocado em movimento;
- Sobe em um escorregador de 1,2m a 1,8 m e escorrega;
- Dá cambalhotas para frente;
- Sobe escadas, alternando os pés;
- Marcha;
- Apanha bola com ambas as mãos;
- Desenha figuras seguindo contornos e pontilhados.
É importante ressaltar que serão apontados comportamentos “esperados”, de acordo com literatura da área de desenvolvimento e que diferenças individuais podem ser detectadas. Não se tem o objetivo de “normatizar” as atitudes da criança, mas sim, sinalizar O QUE ELA JÁ É CAPAZ DE APRENDER. Assim, ao observar seu filho e verificar que ele não apresenta algum aspecto apontado, NÃO SE DESESPERE!! Utilize essas informações para ensinar e treinar novas habilidades!! E, na dúvida, procure um especialista!
Ana Paranzini é Psicóloga (CRP 08/09142), com Mestrado em Psicologia Clínica (PUCCAMP) e atua em Orientação de Pais. Idealizadora do Programa on line ADEUS BIRRAS e do Programa on line de ORIENTAÇÃO DE PAIS – Quando eu mudo… meu filho se transforma, que já ajudou e está ajudando muitas famílias a educarem seus filhos de maneira efetiva e prazerosa. Você conhece? Acesse a FanPage Ana Paranzini.
Fonte: O Inventário Portage Operacionalizado: Intervenção com Famílias. Lúcia C. A. Williams e Ana Lúcia R. Aiello. Editora Memnon, 2001.