Desenvolvimento da fala em crianças na faixa etária de 5-6 anos de idade
Oi pessoal, hoje o post da Ana Paranzini, psicóloga e colunista do Blog Mãe de Guri, é sobre o desenvolvimento da fala em crianças na faixa etária de 5 a 6 anos de idade. É surpreendente observar a capacidade de aprendizagem das crianças. Muitas vezes as crianças já podem aprender coisas que não se imagina. Por exemplo, você já ensinou seu filho/sua filha, de 5-6 anos, o número do seu celular ou o endereço da família? Quando se fala do aprendizado da linguagem, a criança nessa faixa etária já é capaz de aprender isso e, no mundo atual, ensinar esses dados pessoais podem ser essenciais para a vida da criança!

Foto da Lu Hoffmann Fotografia
Nessa idade a criança também já discrimina:
1) A diferença entre “alguns”, “muitos” e “vários”;
2) Identifica “mais”, “menos” ou “poucos”;
3) Conta piadas simples;
4) Relata experiências diárias;
5) Descreve um local ou movimentos: entre, longe de, de/desde… para, por cima de, até;
6) Reponde à pergunta “por quê? ” com uma explicação;
7) Ordena e conta uma história de dois a cinco episódios na sequência correta;
8) Define palavras;
9) Responde adequadamente à pergunta: “Qual o contrário de…”;
10) Responde à pergunta “O que acontece se… (você deixar cair um ovo?”);
11) Usa “ontem” e “amanhã” corretamente e;
12) Pergunta o significado de palavras novas ou desconhecidas.
Sempre que “batemos um papo” com a criança, estamos incentivando-a e colaborando para o aprimoramento de sua expressão verbal.
Até o próximo post, espero que estejam gostando do conteúdo!
Ana Paranzini é Psicóloga (CRP 08/09142), com Mestrado em Psicologia Clínica (PUCCAMP) e especialista em Orientação de Pais. Idealizadora do Programa on line ADEUS BIRRAS e do Programa on line de ORIENTAÇÃO DE PAIS – Quando eu mudo… meu filho se transforma, que já ajudou e está ajudando muitas famílias a educarem seus filhos de maneira efetiva e prazerosa.
Fonte: O Inventário Portage Operacionalizado: Intervenção com Famílias. Lúcia C. A. Williams e Ana Lúcia R. Aiello. Editora Memnon, 2001.