O que é Hidrocele testicular?
Esse post é só para mães de guris. Mas as mães de gurias que se preocupam as amigas devem ler e compartilhar também. Foi escrito pela Dra. Fernanda do seupediatra.com, à pedido de uma mãe leitora do Mãe de Guri. Para acompanhar outros assuntos sobre a saúde do bebê e da mãe, curta a FanPage SeuPediatra clicando AQUI! 😀
O que é hidrocele?
Hidrocele testicular é o acúmulo de líquido no testículo, o saquinho do bebê. É pouco frequente. Normalmente 1-2% dos recém-nascidos do sexo masculino podem apresentar hidrocele.
Quais os sintomas que o bebê pode ter?
Normalmente a hidrocele não dói. Dependendo do tipo da hidrocele, a quantidade do líquido no testículo não muda, e ele fica sempre do mesmo tamanho (hidrocele não-comunicante). Mas em outro tipo o líquido pode ir aumentando ao longo do dia, deixando o testículo maior à noite, e pela manhã ele está menor outra vez (hidrocele comunicante). Nesse caso, a quantidade de líquido pode aumentar com o choro, exercício físico, e vai diminuir com o repouso.
A hidrocele pode afetar só um testículo ou os dois.
Quando a quantidade de líquido é muito grande pode causar desconforto por causa do tamanho.
Como é feito o diagnóstico da hidrocele?
O diagnóstico é pela história e exame físico. Ao examinar o médico pode usar uma lanterna para iluminar o testículo, e com o reflexo se nota o líquido acumulado. Além disso, ele pode solicitar uma ultrassonografia que vai mostrar o líquido acumulado ali.
Qual o tratamento da hidrocele?
Quando o bebê tem a hidrocele desde o nascimento, mas a quantidade de líquido não se altera, e não é muito, o médico pode optar por observar, e na maioria dos casos o líquido será reabsorvido sozinho até 1 ano de idade (hidrocele não-comunicante). Se a hidrocele for muito grande pode ser necessário fazer a cirurgia pois dificilmente desaparecerá sozinho.
Já os casos em que o volume de líquido vai modificando, às vezes está grande, outras vezes pequeno, normalmente é indicado a cirurgia para correção, que é o fechamento do canal por onde entra o líquido (hidrocele comunicante). O risco da hidrocele comunicante é o desenvolvimento de hérnia inguinal. A cirurgia é semelhante a cirurgia da hérnia. É considerada uma cirurgia simples e feita na região da virilha.
Crianças maiores podem desenvolver hidrocele?
A hidrocele não-comunicante pode aparecer depois de algum processo inflamatório no testículo, como torção, inflamação. Nesses casos deve ser diagnosticado a causa da hidrocele e feito o tratamento do que levou a hidrocele.
Ao fazer o diagnóstico da hidrocele, seu pediatra irá avaliar o tipo de hidrocele e se for necessário te encaminhará ao Cirurgião Pediátrico para avaliação e acompanhamento do caso.
Beijos,
Dra. Fernanda Freire