Hora da Escovação! {Fala,Fono!}
Olá, mamães!
O assunto de hoje é a hora da escovação, momento este que, em alguns casos, se torna um pouco complicado na rotina de pais e filhos.
Sabemos que desde que acontecem as primeiras erupções dos dentes, estes devem ser escovados diariamente, mesmo que o bebê ainda se alimente somente do leite materno.
O hábito da escovação é adquirido desde cedo, para que o bebê cresça conhecendo esta tarefa, que fará parte da sua rotina para o resto da vida.
Mas, qual o tipo de escova utilizar em meu bebê?
Assim que nascem os primeiros dentinhos, estes devem ser limpos com as dedeiras, como na foto abaixo: a mãe coloca a escova em seu dedo indicador e massageia as gengivas e os dentes do bebê, somente com água.
Uma segunda opção, também efetiva é usar uma fralda de pano ou toalhinha de boca para fazer a higiene, que deve ser feita pelo menos uma vez ao dia.
Conforme o bebê vai crescendo, a escova vai aumentando de tamanho e você pode deixar seu filho conhecer e brincar com este objeto, sempre sob seus cuidados.
É importante observar na embalagem da escova de dente, a idade indicada.
Seguem alguns modelos: pequena e com cabo curto.
Dicas para estimular a escovação:
- Para que a criança se interesse pelo cuidado com a higiene bucal, o que é absolutamente importante, o momento de escovar os dentes deve torna-se interessante. E para isso, o que vale é a paciência dos pais, aliada à criatividade e instruções dos odontopediatras.
- Os pequenos precisam entender porque é tão importante manter a boca limpinha. Conversas e até livros infantis que tratam do assunto podem ajudar a despertar o interesse da criança.
- Ensinar a criança a escovar os próprios dentes e elogiar o seu desempenho sempre que ela mostrar esforço para fazer o melhor.
- Deixe seu filho escovar os dentes da maneira dele, depois dê uma revisada, escovando com mais cuidado e atenção.
- Brinquem de trocar as escovas: você escova os dentes dele e deixe-o escovar os seus!
- É importante que os pais escovem os dentes junto com a criança, para que ela entenda que este é um procedimento comum e procure aprender imitando, pois é através da imitação que os pequenos irão adquirir o hábito da escovação.
Abraço,
Taís Alves Batschauer
Fonoaudióloga
Porto Alegre, RS