Introdução de Alimentos a partir dos 6 meses!
Como falamos na matéria anterior, após os 6 meses o bebê precisa de outros alimentos para se nutrir, mas o aleitamento materno deve ser continuado.
Seguem algumas dicas para facilitar a introdução dos novos alimentos com o seu bebê:
6º Mês:
-A introdução deve ser lenta e gradual, pois tudo é novo para o bebê, desde o alimento, a colher, a consistência e o sabor.
-No início a quantidade de alimentos ingerida vai ser pequena, por isso a mãe pode oferecer o leite materno após a refeição com o novo alimento.
-Os alimentos devem ser introduzidos um de cada vez. De preferência ao alimentos orgânicos, livres de agrotóxicos e ricos em nutrientes.
-Sempre que for dar um alimento pela primeira vez a quantidade deve ser pequena e ir observando por 2 a 3 dias se não houver reação. Pode repetir este mesmo alimento após 3 a 4 dias se não houver nenhuma reação, a quantidade poderá ser aumentada.
-Inicie com a papa de frutas, que devem ser oferecidas no período da manhã, entre a 1º e a 2º mamada.
-Pode iniciar com banana, maçã, pera, pêssego e mamão. A fruta deve ser bem lavada, sem casca, raspada ou amassadas com um garfo – NUNCA PASSAR EM LIQUIDIFICADOR.
-Não é necessário adoçá-la, pois as frutas já possuem seu açúcar natural a frutose.
-Na segunda semana ofereça a papa de fruta também no lanche da tarde. Também pode ser oferecido suco de frutas nestes horários.
-Na terceira semana, ofereça a papa salgada na hora do almoço. Ofereça inicialmente uma papa de legumes (abobrinha, chuchu, abóbora, cenoura…) com um carboidrato (mandioquinha, inhame, batata, batata doce, arroz).
7º Mês
-Na quarta semana, em torno do 7º mês, acrescente as leguminosas (feijão, ervilha, feijão branco, lentilha…). -Depois a carne, o frango, gema de ovo caipira – sempre amassadas, moídas ou desfiadas.
-Complemente a papa com vegetais folhosos (escarola, almeirão, couve, espinafre…), mas utilize um de cada vez.
8º Mês
-No início do 8º mês, quando o bebê estiver substituindo totalmente a mamada do almoço pela papa, pode iniciar com a papa salgada ao final da tarde, como jantar.
Exemplo de rotina alimentar para criança com 8 meses:
-Manhã: leite materno ou fórmula infantil
-Lanche da manhã: papa de fruta ou suco de fruta
-Almoço: papa salgada
-Lanche da tarde: leite materno ou fórmula infantil e papa de fruta
-Jantar: papa salgada
-A noite: leite materno ou fórmula infantil
Dicas!
-Não esqueça que é fundamental rodiziar os alimentos, para que seu bebê tenha a oferta de nutrientes de todos os grupos alimentares.
-Ao contrário dos adultos os bebês não estão acostumados ao sal e ao açúcar e temperos. Por isso use-os com moderação, pois assim ele poderão reconhecer e apreciar o sabor dos alimentos.
-Utilize temperos naturais, como ervas aromáticas (orégano, manjericão, hortelã, aipo, louro…).
NÃO ESQUEÇA – ao iniciar a introdução de novos alimentos é importante que o bebê receba água nos intervalos.
Aguardem o próximo post receitas para variar o cardápio do bebê!!
Jociane Catafesta {(51) 92177611}
CRN2 6376
Nutricionista Funcional
Personal Diet (Gestante, Pós Parto, Baby e Familiar)
Mestre em Gastroenterologia/UFRGS
Aperfeiçoamento em Nutrição Infantil
Fan Page: Consultório de Nutrição Jociane Catafesta