MEL: QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA AS CRIANÇAS?

Imagem daqui!
O mel possui alto teor de açúcares, pequenas quantidades de aminoácidos e lipídios, juntamente com algumas vitaminas, minerais e compostos antioxidantes o que garante seu elevado valor nutricional. Porém, as amostras de mel que estão disponíveis comercialmente, diferem em qualidade por conta de vários fatores, como as condições geográficas, sazonais e de processamento, fonte floral, embalagens e período de armazenamento.
Os benefícios do mel já são reconhecidas e estudadas há muito tempo. Tem o poder de proteger o organismo contra vírus, inflamações, radicais livres e até mesmo câncer.
O trato gastrointestinal contém grande quantidade de bactérias essenciais e benéficas, especialmente bifidobactérias. Tem sido sugerido que o mel pode aumentar a quantidade dessas bactérias devido à presença de fibras prebióticas em sua composição. Mas cuidado pois o mel é rico em frutose (açúcar) e sabemos que o excesso deste está ligado a problemas de saúde.
E quando posso dar mel ao meu filho(a)?
O problema de dar mel ao bebê é que pode conter esporos da bactéria Clostridium botulinum, que provoca o botulismo. Não importa a marca ou a procedência do mel. Os esporos do botulismo são muito resistentes e podem sobreviver até à pasteurização e a altas temperaturas. A contaminação da criança pode ocorrer devido a imaturidade do seu intestino, que tende a proliferar a bactéria e produzir a toxina.
Então evite a oferta de mel e produtos que o contenham na receita ao seu bebê (menor de 1 ano).
Depois de 1 ano pode utilizar o mel para adoçar suco, bolos, biscoitos, como preferirem!
Abraço, Joci
Jociane Catafesta {(51) 92177611}
CRN2 6376
Nutricionista Funcional
Personal Diet (Gestante, Pós Parto, Baby e Familiar)
Mestre em Gastroenterologia/UFRGS
Aperfeiçoamento em Nutrição Infantil
Fan Page: Consultório de Nutrição Jociane Catafesta