Melancia rima com… Entre 4-5 anos de idade a criança já se diverte com as rimas das palavras

Sim, é o Antônio com 4 aninhos! Foto: Fê Alves Fotografia
É muito interessante notar o desenvolvimento da linguagem na infância… a cada dia que passa, os pequenos nos surpreendem com o que aprendem. Conversar bastante, estimular, estar disposto a escutá-los ajuda na aquisição da fala. Veja algumas atitudes que podem ser observadas nessa idade:
1) Obedece a uma sequencia envolvendo três ordens (pegue a bola, coloque na sacola e pegue a mochila);
2) Consegue identificar objetos/figuras que formam pares;
3) Emprega o futuro ao falar;
4) Forma frases compostas (“Chutei a bola e ela foi ao vizinho”);
5) Consegue identificar a parte de cima e de baixo de objetos, quando solicitado;
6) Consegue identificar absurdos em figuras;
7) Usa as palavras: irmão, irmã; avô, avó;
8) Relata uma história conhecida, sem ajuda de figuras;
9) Em uma figura, nomeia o objeto que não pertence a uma determinada categoria (por exemplo, separa frutas dos animais);
10) Diz se duas palavras rimam ou não;
11) Diz se um som é forte ou fraco.
Mas, lembre-se sempre que cada criança é única e tem seu tempo de desenvolvimento. Os marcos do desenvolvimento infantil são importantes para nos guiar em relação ao que a criança já é capaz de APRENDER. Na dúvida, procure um profissional de sua confiança, mas nunca subestime a capacidade de aprendizado de uma criança!
Espero que tenham gostado do post, até o próximo!
Ana Paranzini é Psicóloga (CRP 08/09142), com Mestrado em Psicologia Clínica (PUCCAMP) e especialista em Orientação de Pais. Idealizadora do Programa on line ADEUS BIRRAS e do Programa on line de ORIENTAÇÃO DE PAIS – Quando eu mudo… meu filho se transforma, que já ajudou e está ajudando muitas famílias a educarem seus filhos de maneira efetiva e prazerosa.