“Meu bebê joga tudo no chão!!” Aprenda sobre os comportamentos esperados até um ano de idade
Oi mamães, o post de hoje é sobre os comportamentos que são esperados até 1 ano de idade. As mães costumam sempre se cansar de pegar objetos atirados ao chão pela criança. Mas você sabia que esse comportamento é essencial para o desenvolvimento motor saudável da criança?!?!

Foto: Jennifer Inda Fotografia
O Desenvolvimento Motor engloba a capacidade do ser humano em se movimentar. Desde bebê, alguns comportamentos tem a função de iniciar habilidades que serão requeridas ao longo de todo desenvolvimento.
Antigamente, as crianças eram criadas ao ar livre e em espaços abertos. Hoje, devido a vida moderna e a correria do dia-a-dia, busca-se mais praticidade e os eletrônicos já fazem parte da vida da família. Quando a criança é ainda muito pequena, ela é curiosa e um explorador ativo, quer ver, escutar e tocar em tudo. Assim, é essencial que se conheça os aspectos do desenvolvimento motor das crianças, tanto para se ter conhecimento do que é esperado em cada faixa etária, bem como para estimula-la!! Confira o que seu bebê, que está entre zero e um ano de idade já pode se desenvolver:
- Estende os braços em direção a um objeto colocado a sua frente;
- Alcança um objeto colocado a sua frente, em uma distância de 8 cm;
- Apanha um objeto preferido, colocado a sua frente, entre 20 e 30 cm;
- Coloca objetos na boca;
- Eleva a cabeça e o tronco, apoiando-se nos braços, ao estar deitado de barriga para baixo;
- Levanta a cabeça e o tronco apoiando-se em um só braço;
- Toca e explora objetos com a boca;
- Estando de barriga para baixo, vira de lado e mantém esta posição em 50% das vezes;
- Estando de barriga para baixo, vira de costas;
- Estando de barriga para baixo, move-se para frente (o equivalente à altura de seu corpo);
- Deitado de costas, rola para o lado;
- Deitado de costas, vira de barriga para baixo;
- Faz esforço para sentar-se, segurando-se nos dedos de um adulto;
- Vira a cabeça com facilidade, quando o corpo está apoiado;
- Mantém-se sentado por dois minutos;
- Solta um objeto para apanhar outro;
- Apanha e deixa cair um objeto, de propósito;
- Fica em pé com o máximo de apoio;
- Estando de pé, com apoio, pula para cima e para baixo;
- Engatinha para apanhar um objeto;
- Senta-se, apoiando-se sozinho;
- Estando sentado, vira de gatinhas;
- Estando de barriga para baixo, consegue sentar-se;
- Senta-se sem apoiar nas mãos;
- Atira objetos ao acaso;
- Balança para frente e para trás, estando de gatinhas;
- Transfere objetos de uma mão para outra, estando sentando;
- Segura em uma das mãos dois cubos de 2,5 cm;
- Fica de joelhos;
- Fica em pé, apoiando-se em algo;
- Usa preensão de pinça para pegar objetos;
- Engatinha;
- Estando de gatinhas, estende uma das mãos para o alto tentando alcançar algo;
- Fica em pé com o mínimo de apoio;
- Lambe a comida ao redor da boca;
- Mantém-se em pé, sozinho, por um minuto;
- Derruba um objeto que está dentro de um recipiente;
- Vira páginas de um livro (várias ao mesmo tempo);
- Escava com uma colher ou pá;
- Coloca pequenos objetos dentro de um recipiente;
- Estando em pé, abaixa-se e senta-se;
- Bate palmas;
- Anda com um mínimo de apoio;
- Dá alguns passos sem apoio.
É importante ressaltar que serão apontados comportamentos “esperados”, de acordo com literatura da área de desenvolvimento e que diferenças individuais podem ser detectadas. Não se tem o objetivo de “normatizar” as atitudes da criança, mas sim, sinalizar O QUE ELA JÁ É CAPAZ DE APRENDER. Assim, ao observar seu filho e verificar que ele não apresenta algum aspecto apontado, NÃO SE DESESPERE!! Utilize essas informações para ensinar e treinar novas habilidades!! E, na dúvida, procure um especialista!
Ana Paranzini é Psicóloga (CRP 08/09142), com Mestrado em Psicologia Clínica (PUCCAMP) e atua em Orientação de Pais. Idealizadora do Programa on line ADEUS BIRRAS e do Programa on line de ORIENTAÇÃO DE PAIS – Quando eu mudo… meu filho se transforma, que já ajudou e está ajudando muitas famílias a educarem seus filhos de maneira efetiva e prazerosa. Você conhece? Acesse a FanPage Ana Paranzini.
Fonte: O Inventário Portage Operacionalizado: Intervenção com Famílias. Lúcia C. A. Williams e Ana Lúcia R. Aiello. Editora Memnon, 2001.