A Música e o Desenvolvimento da Linguagem: Seu bebê já ouviu música hoje? {Fala, Fono!}
Oi, mamães!
Vocês sabiam que a música tem grande participação no desenvolvimento da linguagem dos pequenos?
A música é um fator ambiental importante para o desenvolvimento das habilidades motoras, auditivas, linguísticas, cognitivas, visuais, entre outras.
As habilidades cognitivas envolvidas na aprendizagem musical estão relacionadas à aquisição dos fonemas, desenvolvimento e abrangência da linguagem oral e escrita, desenvolvimento musical, aprimoramento do processamento auditivo e das habilidades matemáticas.
A consciência fonológica faz parte do desenvolvimento e da abrangência da linguagem oral e escrita. Esta habilidade se desenvolve ao longo da vida e se relaciona diretamente com o meio em que a criança vive. Tanto a música quanto a língua respeitam regras sonoras e gramaticais, assim a música pode facilitar a compreensão da língua e vice-versa.
É importante que os bebês sejam expostos à música desde a gestação, para que possam se familiarizar com os sons e ritmos musicais, desde os primeiros meses.
A música auxilia no desenvolvimento da linguagem, pois é um momento de interação entre o meio externo e a barriga onde o bebê se encontra. Além de acalmar, a música proporciona ao recém-nascido momentos de lembrança da vida intra-uterina.
Bebês que são expostos à música desde a gestação desenvolvem melhor a fala e a interação social, gostam de música dos mais diferentes tipos, tem menos chances de desenvolver atrasos de linguagem e são mais tranquilos.
Então, a dica de hoje é: ” Grávidas coloquem fones de ouvido na barriga, para seu bebê!”
Mamães: dividam momentos de apreciação musical junto com seus pequenos!
Abraço,
Taís Alves Batschauer
Fonoaudióloga
CRFª 9309/RS