Quartos infantis já não são mais os mesmos!
Quarto de menina tem que ser rosinha, de menino, azul claro. Conhece essa tendência? Então esqueça-a, pois os dormitórios infantis já não são mais os mesmos. Cores vibrantes, porém harmônicas e objetos para tornar o dia a dia mais prático são as estrelas da decoração dos quartos dos pequenos.
Confira as dicas:
Tudo em um só lugar
O quarto deve ter local para descanso, para brincadeiras, para guardar todos os brinquedos e para as roupas – tudo isso para que a criança possa aprender a se organizar desde cedo.
Cores
Muito cuidado para evitar excessos, a super estimulação visual dos pequenos, não é aconselhável. Se for colorir as paredes, prefira móveis em tons neutros, se optar por móveis coloridos, paredes em tons claros e monocromáticos. Sea opção for por algo mais minimalista, como quartos montessorianos, as cores são quase como pinceladas, mais presentes em roupas de cama, brinquedos e quadros educativos.
Personagens
Apesar do apelo das crianças, é interessante fugir da tematização por personagens. Além de ser uma decoração que cansa mais rapidamente, pode-se deixar para serem utilizadas nas festas de aniversário. A ideia é deixar o quarto mais customizado, com a cara da própria criança. Uma sugestão é escolher com ela algum trabalhinho artístico mais legal para emoldurar, pode ser mais de um, para decorar o quartinho. Mosaicos de fotos e porta-retratos bacanas também são bem-vindos.
Móveis de criança
Dê preferência às peças especiais para crianças, que respeitam normas técnicas, como medidas ideais, pintura adequada e formas mais seguras (arredondadas). Use e abuse das cores para cadeirinhas, pufes e mesinhas. Prefira móveis com mais de uma função, assim tudo fica menos estático e com mais tempo de vida útil.
Tudo limpo
O uso de tapetes de borracha antialérgico e de cortinas removíveis e laváveis são mais higiênicos e, ao mesmo tempo, são fáceis de limpar, evitando o acúmulo de ácaros e outras bactérias.
Pise firme
Não se indica o porcelanato, por ser frio e escorregadio. Recomenda-se os laminados de madeira e os vinílicos. São seguros, aconchegantes e fáceis de manter.
Cultura bem-vinda
Monte uma minibiblioteca utilizando estantes, prateleiras, painéis com elástico, tudo muito acessível aos pequenos, para guardarem os livrinhos com a capa visível, de frente, estimulando a leitura a qualquer hora. Também podem estar próximos à cama, para facilitar as historinhas na hora de dormir.
Tudo no seu lugar
Caixas coloridas, baús, cestos, nichos e gavetas são fundamentais para manter a ordem e devem estar ao alcance das crianças, com fácil manuseio. Podem ter rodinhas e alças para facilitar.
Dica de mamãe: “Quartos entulhados de brinquedos são desaconselháveis, além do espaço precioso que ocupam, são deseducadores. O melhor é decidir junto com a criança o que ela realmente prefere ficar, treinar o desapego desde pequenos. Se possível levá-lo junto para fazer a doação dos mesmos”
* Imagens do site Pinterest!
Até o próximo post, mamães!
Beijos Lu