“Segura esse bebê!!!” Comportamentos essenciais ao desenvolvimento motor da criança, entre 1 e 2 anos de idade
Oi mamães!
Engatinhar… ficar de pé… andar… olhos bem abertos que têm um bebê explorador à solta por aí. Nessa fase, todo cuidado é pouco… é a fase que mais representa o desenvolvimento motor grosso. A área motora grossa refere-se aos movimentos de posicionamento do corpo e da capacidade de manter o equilíbrio. Entre 1 a 2 anos de idade, a criança começa a aprimorar os movimentos básicos, como andar e correr e, sobretudo, a combinar ambos… “Segura esse bebê!!”
Se você tem filho/filha nessa idade, surpreenda-se com o que ele já é capaz de aprender:
- Subir escadas engatinhando;
- Colocar-se em pé, estando sentado;
- Rolar uma bola imitando um adulto;
- Subir em uma cadeira de adulto, virar-se e sentar-se;
- Colocar quatro aros em uma pequena estaca;
- Retirar e encaixar pinos de uma prancha ou tabuleiro de encaixe;
- Construir uma torre de três blocos;
- Fazer traços no papel com lápis ou giz de cera;
- Andar sozinho;
- Descer escadas sentado, colocando primeiro os pés;
- Sentar-se em uma cadeirinha;
- Agachar-se e volta a ficar em pé;
- Empurrar e puxar brinquedos ao andar;
- Usar cadeira ou cavalo de balanço;
- Subir escadas com ajuda;
- Dobrar o corpo, sem cair, para apanhar objetos no chão;
- Imitar um movimento circular.
É importante ressaltar que serão apontados comportamentos “esperados”, de acordo com literatura da área de desenvolvimento e que diferenças individuais podem ser detectadas. Não se tem o objetivo de “normatizar” as atitudes da criança, mas sim, sinalizar O QUE ELA JÁ É CAPAZ DE APRENDER. Assim, ao observar seu filho e verificar que ele não apresenta algum aspecto apontado, NÃO SE DESESPERE!! Utilize essas informações para ensinar e treinar novas habilidades!! E, na dúvida, procure um especialista!
Ana Paranzini é Psicóloga (CRP 08/09142), com Mestrado em Psicologia Clínica (PUCCAMP) e atua em Orientação de Pais. Idealizadora do Programa on line ADEUS BIRRAS e do Programa on line de ORIENTAÇÃO DE PAIS – Quando eu mudo… meu filho se transforma, que já ajudou e está ajudando muitas famílias a educarem seus filhos de maneira efetiva e prazerosa. Você conhece? Acesse a FanPage Ana Paranzini.
Fonte: O Inventário Portage Operacionalizado: Intervenção com Famílias. Lúcia C. A. Williams e Ana Lúcia R. Aiello. Editora Memnon, 2001.